Equipe 7Delucca
29 de ago de 20203 min
A seguir, eu vou apresentar algumas ações que podem lhe ajudar no desenvolvimento desta competência, bem como a potencializar os seus resultados. Continue lendo e saiba quais são elas:
Muitas pessoas trabalham em equipe porque são obrigadas, designadas por seus líderes e não necessariamente porque gostam. Este é o primeiro desafio a vencer, desenvolver um espírito coletivo, pois sem uma abertura verdadeira para trabalhar com outras pessoas por um mesmo propósito e durante um determinado período, os resultados nunca serão consistentes. Esta inabilidade pode, inclusive, atrapalhar sua carreira e prejudicar o seu emprego.
Se você teve experiências negativas neste sentido, busque o quanto antes ressignificar estes acontecimentos, ou seja, encontre algum aspecto positivo que te ajude a crescer de alguma forma. Lembre-se ainda de que não é porque não deu certo uma vez que você deve desistir se permitir desistir de tentar.
Na prática isso quer dizer que, ao trabalhar em equipe, você deve buscar contribuir ativamente para a construção dos resultados e não esperar passivamente ser cobrado a fazer isso para então agir. Respeite o espaço dos seus colegas, contudo não deixe de mostrar a que veio: o que sabe; suas ideias; conhecimentos e as experiências que podem agregar valor ao trabalho.
Proatividade também tem a ver com demonstrar comprometimento, ter um espírito coletivo, ser positivo e mostrar-se sempre pronto a ajudar os demais membros da equipe, ou seja, a assumir as demandas e responsabilidades com entrega, empenho, senso de importância, lealdade e firmeza.
Cada profissional tem sua história e sua forma de ver o mundo, bem como conhecimentos, talentos e experiências diferentes. O que torna o trabalho em equipe tão poderoso é que ele une justamente diferentes pessoas em prol de um objetivo comum. Para tal, é muito importante respeitar as diferenças, estar aberto a aprender com o outro, a compartilhar o que sabe e a somar sempre.
Assim, respeitar as diferenças se faz essencial ao sucesso do trabalho em equipe, pois é a somatória orientada dos diferenciais de cada um que vai potencializar o crescimento individual e coletivo e fomentar os bons resultados.
Quando falamos em trabalho em equipe, desenvolver a inteligência emocional é ainda mais essencial. Isso porque é muito importante aprender a lidar com os próprios sentimentos, saber identificar os das outras pessoas, de modo a não sem deixar se levar por emoções impulsivas ou mesmo ideias sabotadoras.
Quando trabalhamos com pessoas diferentes podem surgir conflitos profissionais e divergências que, muitas vezes, levam a discussões acaloradas. Ter autocontrole emocional ajuda a lidar com estes momentos de forma assertiva, sem ser agressivo ou demasiadamente emotivo e irracional.
Quando o profissional é de confiança e respeita princípios positivos como a lealdade, a empatia e o respeito ao próximo, o trabalho em equipe se torna muito mais positivo também. Isso porque embora haja uma competitividade natural entre os profissionais quando trabalham juntos, é muito mais confortável trabalhar com colegas que são confiáveis e honestos, ou seja, que jogam juntos e querem sempre o melhor para todos.
Agir com confiança significa também não se intimidar diante dos projetos, demandas ou das pessoas que têm experiências e formações diferentes das suas. Empodere-se, mostre o que sabe, esteja disposto a aprender com seus colegas e a contribuir com o que já sabe. Lembre-se do seu valor e faça valer a pena sua oportunidade de trabalhar em equipe.