5 DICAS PARA DESENVOLVER SUA CAPACIDADE DE TRABALHAR EM EQUIPE.

A seguir, eu vou apresentar algumas ações que podem lhe ajudar no desenvolvimento desta competência, bem como a potencializar os seus resultados. Continue lendo e saiba quais são elas:


Esteja Aberto ao Trabalho em Conjunto

Muitas pessoas trabalham em equipe porque são obrigadas, designadas por seus líderes e não necessariamente porque gostam. Este é o primeiro desafio a vencer, desenvolver um espírito coletivo, pois sem uma abertura verdadeira para trabalhar com outras pessoas por um mesmo propósito e durante um determinado período, os resultados nunca serão consistentes. Esta inabilidade pode, inclusive, atrapalhar sua carreira e prejudicar o seu emprego.

Se você teve experiências negativas neste sentido, busque o quanto antes ressignificar estes acontecimentos, ou seja, encontre algum aspecto positivo que te ajude a crescer de alguma forma. Lembre-se ainda de que não é porque não deu certo uma vez que você deve desistir se permitir desistir de tentar.


Seja Proativo e Comprometido

Na prática isso quer dizer que, ao trabalhar em equipe, você deve buscar contribuir ativamente para a construção dos resultados e não esperar passivamente ser cobrado a fazer isso para então agir. Respeite o espaço dos seus colegas, contudo não deixe de mostrar a que veio: o que sabe; suas ideias; conhecimentos e as experiências que podem agregar valor ao trabalho.

Proatividade também tem a ver com demonstrar comprometimento, ter um espírito coletivo, ser positivo e mostrar-se sempre pronto a ajudar os demais membros da equipe, ou seja, a assumir as demandas e responsabilidades com entrega, empenho, senso de importância, lealdade e firmeza.


Respeite as Diferenças

Cada profissional tem sua história e sua forma de ver o mundo, bem como conhecimentos, talentos e experiências diferentes. O que torna o trabalho em equipe tão poderoso é que ele une justamente diferentes pessoas em prol de um objetivo comum. Para tal, é muito importante respeitar as diferenças, estar aberto a aprender com o outro, a compartilhar o que sabe e a somar sempre.

Assim, respeitar as diferenças se faz essencial ao sucesso do trabalho em equipe, pois é a somatória orientada dos diferenciais de cada um que vai potencializar o crescimento individual e coletivo e fomentar os bons resultados.




Desenvolva a Inteligência Emocional

Quando falamos em trabalho em equipe, desenvolver a inteligência emocional é ainda mais essencial. Isso porque é muito importante aprender a lidar com os próprios sentimentos, saber identificar os das outras pessoas, de modo a não sem deixar se levar por emoções impulsivas ou mesmo ideias sabotadoras.

Quando trabalhamos com pessoas diferentes podem surgir conflitos profissionais e divergências que, muitas vezes, levam a discussões acaloradas. Ter autocontrole emocional ajuda a lidar com estes momentos de forma assertiva, sem ser agressivo ou demasiadamente emotivo e irracional.


Haja com Confiança e Seja Confiável

Quando o profissional é de confiança e respeita princípios positivos como a lealdade, a empatia e o respeito ao próximo, o trabalho em equipe se torna muito mais positivo também. Isso porque embora haja uma competitividade natural entre os profissionais quando trabalham juntos, é muito mais confortável trabalhar com colegas que são confiáveis e honestos, ou seja, que jogam juntos e querem sempre o melhor para todos.

Agir com confiança significa também não se intimidar diante dos projetos, demandas ou das pessoas que têm experiências e formações diferentes das suas. Empodere-se, mostre o que sabe, esteja disposto a aprender com seus colegas e a contribuir com o que já sabe. Lembre-se do seu valor e faça valer a pena sua oportunidade de trabalhar em equipe.


FONTE: https://www.ibccoaching.com.br/portal/lideranca-e-motivacao/trabalho-equipe-habilidade-essencial-mercado-trabalho/

3 visualizações