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TRABALHO EM EQUIPE: HABILIDADE ESSENCIAL PARA O MERCADO DE TRABALHO

Em se tratando de trabalho em equipe, o tricampeão mundial de Fórmula 1, o brasileiro Ayrton Senna, tem uma frase que ainda hoje tem muito a nos ensinar e inspirar. Sua reflexão diz – “Eu sou parte de uma equipe. Então, quando venço, não sou eu apenas quem vence. De certa forma termino o trabalho de um grupo enorme de pessoas! ”. O ensinamento que ele nos traz é o de que ninguém faz nada só e de que, para trabalhar em conjunto, ter consciência do valor da contribuição do outro faz toda diferença na construção dos resultados.

E você, sabe trabalhar em equipe? Faço esta pergunta por que esta competência é uma das habilidades mais valorizadas atualmente pelo mercado de trabalho e de forma alguma deve ser negligenciada. Embora todos os profissionais tenham suas próprias competências individuais, somente quando seus conhecimentos, ideias e suas experiências se juntam equalizadamente, é que os grupos ficam de fato mais fortes, preparados e competitivos.

Neste sentido, fomentar o trabalho em equipe é um desafio não apenas das empresas brasileiras. Em todo o mundo, as organizações de todos os segmentos e portes estão buscando modelos mais efetivos para formar, coordenar e alinhar seus grupos de profissionais e fazê-los somar suas forças. Neste sentido, uma pesquisa realizada pela Deloitte, empresa de consultoria, em mais de 130 países, constatou que apenas 38% das grandes organizações têm políticas efetivas focadas na formação de times visando o trabalho em equipe.

Na prática, isso quer dizer que embora tenham profissionais trabalhando juntos que, em muitos casos, as operações são feitas de forma geograficamente independente. Isso quer dizer que se uma empresa tem várias filiais, que cada uma delas gerencia suas atividades de forma distinta uma da outra. Ou seja, sem haver um alinhamento sistêmico entre suas ações em equipe.

Na realidade é como se houvessem várias culturas diferentes dentro de uma mesma cultura organizacional, o que é impensável quando se fala em alinhamento da missão, visão e dos valores de um negócio. Neste sentido, ainda segundo a pesquisa da Deloitte, 86% das sete mil empresas entrevistas considera essencial fazer um alinhamento cultural, de modo a medir, entender, fomentar e alinhar suas ações de forma sistematizada.

Não por acaso, desenvolver uma visão sistêmica sobre seu papel individual e coletivo é um dos primeiros passos para um profissional aprender como trabalhar em equipe. Portanto, busque expandir seu mindset neste sentido e procure desenvolver as habilidades necessárias à execução conjunta das ações, tarefas e projetos.




Principais Vantagens do Trabalho em Equipe

  • Formação de times sinérgicos, preparados e de alto desempenho;

  • Troca enriquecedora de conhecimentos, experiências e informações;

  • União de profissionais com diferentes experiências e conhecimentos;

  • Fomenta a colaboração entre profissionais de diferentes áreas;

  • Junta mentes diferentes para solucionar os problemas da empresa;

  • Oportunidade de unir diferentes gerações em projetos importantes;

  • Incita a melhoria das relações interpessoais entre os colegas;

  • Acelera a realização dos projetos e a construção dos resultados;

  • Atribui papéis e responsabilidades importantes aos profissionais;

  • Ajuda a melhorar a qualidade do clima no ambiente de trabalho;

  • É uma forma de a empresa dar oportunidade a que seus profissionais mostrem suas habilidades e capacidades técnicas e comportamentais;

  • Ajuda a promover uma comunicação mais assertiva na empresa;

  • Instaura uma competitividade profissional positiva entre as equipes;

  • Promove a união, empatia, senso de grupo e o respeito às diferenças.

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