A Meta, dona de Facebook, Instagram e WhatsApp, lançou nesta quinta-feira (6) sua nova aposta no mundo das redes sociais, o Threads.
Inspirada no Twitter, o novo site também é voltado para o compartilhamento de textos — nem tão curtos assim — e chega em um momento em que o rival é alvo de críticas por limitar a leitura de tuítes por dia.
A Meta explica que o Threads serve para "compartilhar atualizações e participar de conversas públicas". Ainda que a rede social seja um app separado, os interessados em usá-lo poderão se conectar nele por meio da conta do Instagram.
Textos de até 500 caracteres;
Fotos;
Vídeos de até 5 minutos.
Apesar de permitir login pelo Instagram, o Threads é um espaço separado da rede social de vídeos e fotos da Meta.
Não é só no nome que dá para perceber que a inspiração da nova rede é o Twitter —no site de Elon Musk, Thread é o nome de um encadeamento de tuítes. Capturas de tela do Threads indicam que a mecânica é muito parecida com o site do passarinho azul, com direito a curtir, replicar uma postagem, responder ou encaminhar para outra pessoa um determinado post. Além disso, será possível seguir amigos e criadores e se conectar com eles.
"O nosso objetivo com o Threads é reunir o que o Instagram faz de melhor e expandir para o texto, criando um espaço positivo e criativo para que as pessoas expressem as suas ideias".
- Meta em comunicado
Conexão com outras redes
A Meta diz que o Threads será interoperável com outras redes. De forma simplificada, isso significa que o app será conectado com outras plataformas no futuro próximo e permitir que usuários troquem mensagens, ainda que um esteja em um site diferente do outro. Tudo isso ocorre por causa de um protocolo aberto de rede social chamado ActivityPub. Dessa forma, quando houver esse tipo de conexão, um usuário do Threads, da Meta, poderá conversar com alguém do Mastodon (rede social semelhante ao Twitter), por exemplo. A plataforma Wordpress também é uma das opções que usa este mesmo padrão.
A comunicação será feita usando a estrutura "@nomedousuário@threads.net". No caso do Mastodon, o endereço para menção é "@nomedousuario@mastodon.social". A Meta não detalhou quando essa integração começará a funcionar.
Segundo a Meta, "os desenvolvedores podem criar novos tipos de recursos e experiências de usuário que podem ser facilmente conectados a outras redes sociais abertas, acelerando o ritmo de inovação e experimentação".
Entre as plataformas da Meta, isso já é possível. Um usuários do Messenger pode mandar mensagens para alguém que esteja no Instagram. Mas é a primeira vez que a companhia dona do Facebook, Instagram e WhatsApp permite este tipo de conexão com redes de fora do seu ecossistema.
Fonte: https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2023/07/05/threads.htm
Comments