top of page

Planejamento para 2023: dicas para definir metas e objetivos!



Ainda não fez o seu planejamento com metas e objetivos para 2023 ou apenas quer recalcular a rota? Sempre é tempo de reavaliarmos nossas ações e necessidades para tentar fazer algo diferente.

Entenda também as diferenças entre metas e objetivos!


No entanto, como sabemos que nem sempre é fácil traçar os caminhos a serem trilhados, resolvemos te ajudar a definir suas metas para 2023. Portanto, neste artigo, você vai entender como transformar a sua vida durante o próximo ano. Confira:


Mas o que são metas? E objetivos?


As metas são pequenas tarefas que contribuem para a conquista de objetivos. Logo, para compreendemos melhor essa definição e sabermos definir boas metas, é importante conhecermos também o significado de objetivos.

De maneira simples, um objetivo é um alvo definido em metas. Ou seja, a resposta para a pergunta “Onde eu quero estar daqui a 10 anos?” é o objetivo, já a pergunta “O que eu posso fazer para chegar onde desejo daqui a 10 anos?” estabelece uma meta.


Por que é importante definir metas?


Antes de falarmos especificamente sobre as metas para 2023, é interessante entendermos por que é tão importante conseguir traçar objetivos pessoais. Assim, as metas são idealizações daquilo que você gostaria de atingir, seja a longo prazo, seja a curto prazo.

É por meio delas que é possível determinar quais são as habilidades, aptidões e conhecimentos que você gostaria de obter, e através de quais métodos eles poderiam ser alcançados.


Além disso, as metas também são fundamentais para:

  • Ajudar no desenvolvimento de um plano de ação realista;

  • Dar exemplos tangíveis de sucesso;

  • Motivar a continuação do desenvolvimento pessoal;

  • Manter a mente organizada;

  • Aumentar a confiança durante o processo,

  • Prover melhor foco na definição de metas a longo prazo.


Como definir e manter suas metas para 2023?


O ano novo já está quase chegando e esta é a hora perfeita para definir algumas metas para 2023. Afinal, alcançar novos níveis de conhecimento e desenvolvimento pessoal é fundamental para a autoestima da maioria dos indivíduos.

Entretanto, nem sempre é fácil manter o compromisso e conseguir realmente atingir os objetivos definidos. Portanto, confira abaixo 6 dicas de como definir e manter as metas para 2023.


1. Determine sua principal motivação


A principal maneira de definir novas metas e conseguir alcançá-las é determinar suas principais motivações. Assim, é mais fácil atingir uma meta traçada quando tal objetivo tem uma motivação forte por trás dele.

Para isso, analise bem suas prioridades e identifique o que você gostaria de mudar em sua vida. Em seguida, trace metas de acordo com essas motivações.


2. Escreva seus objetivos


Escrever seus objetivos pode ajudá-lo a visualizar o que deseja. Além disso, ter os objetivos por escrito também auxilia nos estágios posteriores de planejamento, já que é algo palpável e fisicamente visível.

Algumas dicas para ter em mente ao escrever suas metas incluem:

  • Ser específico no que deseja realizar;

  • Usar palavras positivas;

  • Ser realista sobre o que você pode alcançar;

  • Certificar-se de que a meta tem significado para você;

  • Ter um cronograma em mente.


3. Compartilhe seus objetivos com amigos ou colegas


Conversar com alguém em quem você confia sobre seus objetivos pode lhe dar uma perspectiva diferente sobre quais objetivos você definiu e como alcançá-los. Isso também pode ajudá-lo a alcançá-los, tanto por ter alguém que possa responsabilizá-lo quanto por desenvolver um relacionamento mais forte por meio do compartilhamento.

Além disso, seu amigo ou colega também pode oferecer recursos e apoio moral para ajudá-lo a atingir seus objetivos.


4. Entenda os principais obstáculos que poderão surgir


Uma das melhores maneiras de superar os obstáculos é esperando-os!

Reserve algum tempo para pensar sobre o que pode impedi-lo de atingir seus objetivos e como você pode superá-los.

Algumas perguntas que você pode fazer a si mesmo quando estiver enfrentando possíveis obstáculos são:

  • O que o impediu de atingir metas no passado?

  • Que sacrifícios você pode precisar fazer para atingir seus objetivos?

  • Que limitações financeiras você pode encontrar?

  • Como manter a motivação?

Ao compreender os tipos de dificuldades que você pode encontrar em seu caminho, é possível encontrar maneiras de resolvê-las. Se eles não tiverem soluções diretas, você poderá encontrar um meio-termo ou um caminho alternativo para atingir seu objetivo.


5. Desenvolva uma linha do tempo


Ter um cronograma para seus objetivos ajuda a priorizá-los. Além disso, ter uma linha do tempo para quando você gostaria de atingir suas metas pode ajudá-lo a reservar momentos específicos em seu dia para alcançar alguns objetivos individuais de suas metas.

Além disso, os cronogramas também permitem que você defina o ritmo de suas conquistas. Certifique-se de que seu cronograma seja viável com outras obrigações e que seja ajustável para imprevistos. Sua linha do tempo deve ser um guia para motivá-lo, e não um estressor!


6. Fique de olho em seu desempenho


Ficar de olho em relação a quão perto você está de atingir os objetivos pode ajudá-lo a manter um sentimento de realização durante o ano inteiro!

Muitas vezes, a motivação se torna maior ao poder observar o próprio progresso em relação aos objetivos traçados. Por isso, ao manter o plano de metas para 2023 visível e marcar cada objetivo à medida que o realiza, terá um lembrete físico do trabalho que dedicou a seu objetivo se começar a se sentir desanimado.


Dicas para você não deixar de cumprir as suas metas


Você já definiu suas metas e já sabe por onde começar, certo? Agora só falta colocá-las em prática. Assim, o desafio está apenas começando. Portanto, confira algumas dicas essenciais para suas metas não nadarem e morrerem na praia.


Revise suas metas


Ao longo do ano, é sempre bom revisar suas metas com base nos objetivos que você traçou lá no início. Além disso, lembre-se que no meio do caminho, muitas vezes a gente pode se perder. Portanto, é sempre bom saber para onde você está indo.


Não tenha medo de mudar


Na sua jornada, muitas vezes você vai se questionar se escolheu as metas corretas. Se você entender que certos objetivos não atendem mais às suas necessidades, não tenha medo de mudar. Portanto, pare o que está fazendo e recomece.

Afinal, é fundamental que suas metas reflitam o seu desejo de realização tanto profissional quanto pessoal. Ir de encontro com aquilo que não faz os seus olhos brilharem pode gerar frustração quando você consegue atingir. E, muitas vezes, você nem atinge por não se identificar com as suas próprias escolhas.


Comemore cada pequena meta alcançada


Parece besteira, mas comemorar cada pequeno passo que você der é fundamental para a sua autoestima e determinação. Vivemos tempos em que somos cobrados por mais eficiência todos os dias e acabamos esquecendo do que já conquistamos.

Olhe sempre para suas conquistas e seja generoso consigo mesmo. Portanto, comemorar cada degrau subido é uma maneira de praticar o amor próprio e de valorizar o seu esforço.



9 visualizações0 comentário

Комментарии


bottom of page