O processo de recrutamento é uma tarefa do Recursos Humanos das empresas responsável por atrair os melhores candidatos para as vagas disponíveis na corporação.
Esse processo é realizado por meio de testes e entrevistas que servem para avaliar as competências técnicas e comportamentais dos possíveis candidatos.
O conjunto de técnicas e procedimentos utilizados no recrutamento deve ser baseado nas necessidades presentes e futuras da organização. Isso é fundamental para que seja possível identificar os candidatos ideais.
Afinal, quanto melhor a captação e avaliação dos profissionais, melhores serão os resultados da empresa a curto, médio e longo prazo.
Essa tarefa exige muita atenção e preparo dos profissionais de RH das empresas. Saber como escolher a pessoa certa para cada cargo é fundamental para manter o time interno trabalhando de forma produtiva e unificada.
Fazer um mau recrutamento pode gerar diversos contratempos no futuro e até prejuízos financeiros para a organização. Os principais problemas quando isso acontece são:
altos custos com turnover;
desmotivação dos colaboradores;
baixa produtividade.
Por isso, o RH deve agir para que isso não aconteça. Ele deve garantir altos níveis de trabalho em equipe e cooperação entre todos.
Portanto, é necessário investir em profissionais que farão realmente a diferença para a equipe.
Sua empresa saber o que é recrutamento? E como colocá-lo em prática? Confira a seguir as melhores dicas para realizar esse processo e identificar os profissionais mais bem qualificados para ocupar as vagas disponíveis em seu negócio.
O que é recrutamento?
O recrutamento é a fase mais importante da admissão de um novo funcionário.
Ela é a primeira etapa para que as empresas consigam acertar em suas contratações e, assim, construir times de alta performance.
Para realizar o recrutamento, o RH busca no mercado aqueles candidatos que tenham qualificação ou potencial para ocupar uma vaga em aberto. Assim, essas pessoas identificadas podem participar da realização de um processo seletivo.
Atrair os profissionais certos para sua empresa não é uma tarefa fácil. Por isso, o RH precisa elaborar processos de recrutamento e seleção cada vez mais eficientes.
Quais são os tipos de recrutamento?
Há três tipos de recrutamento realizados pelas empresas, que são: o interno, externo e misto. Todos eles possuem características específicas, riscos e benefícios diferentes.
Recrutamento interno
O interno é aquele em que as organizações buscam preencher suas vagas com pessoas que já são funcionários. Dessa forma, é possível permitir que os colaboradores sejam promovidos, remanejados ou transferidos.
Esse é o recrutamento mais econômico e rápido se comparado aos outros. Ele possui outras vantagens, como:
conhecimento prévio sobre o perfil dos candidatos;
valorização dos colaboradores;
redução de turnover;
retenção de talentos.
Recrutamento externo
Enquanto isso, o recrutamento externo é aquele que o preenchimento de vagas é feito com candidatos externos à organização.
Ele exige que o RH utilize técnicas de recrutamento para encontrar os melhores candidatos no mercado de trabalho.
Seus principais benefícios são:
contratação de novos talentos;
renovação das práticas e ideias internas;
maiores opções para o ocupar o cargo;
enriquecimento do capital intelectual da empresa.
Recrutamento misto
Já o recrutamento misto é a união dos dois modelos anteriores e costuma ser utilizado por grandes e médias empresas.
Ele visa buscar os melhores candidatos, sejam eles pessoas que já trabalham na empresa e querem mudar de cargo ou profissionais do mercado que buscam por novas oportunidades.
O que é recrutamento para uma empresa, irá depender muito da política interna adotada.
Aquelas que valorizam seus colaboradores, costumam ofertar oportunidades de crescimento a eles. Como também há corporações que seguem a premissa da mudança e renovação, realizando o recrutamento externo.
Quais são as técnicas usadas no recrutamento?
Para melhorar os resultados do recrutamento de sua organização, é necessário apostar nas seguintes práticas:
1. Buscar no LinkedIn
Uma das técnicas de recrutamento atuais é a utilização do LinkedIn para anunciar a vaga em aberto. Essa rede social é conhecida justamente por conectar pessoas e empresas. Assim, torna-se mais fácil escolher o candidato
2. Conte com indicações
Indicações feita por profissionais de dentro da empresa, parceiros e até mesmo clientes podem ajudar nessa tarefa. Afinal, essas pessoas já estão familiarizadas com o ambiente de sua empresa, podendo recomendar com maior precisão alguém que se encaixe na vaga.
3. Utilize softwares de análise comportamental
Para recrutar os candidatos ideais, é preciso conhecer bem o perfil do candidato. Por isso, os softwares de análise comportamental podem ajudar as técnicas de recrutamento.
Eles disponibilizam gráficos e relatórios detalhados sobre as experiências dos candidatos. Assim, a organização pode analisar quais estão alinhados com os objetivos do cargo.
4. Aplique testes
O RH deve aplicar testes psicológicos e de conhecimento aos profissionais que irão participar do recrutamento. O primeiro tipo irá ajudar a empresa a analisar o raciocínio lógico dos candidatos, sua inteligência e personalidade. Já o segundo identifica o nível de experiência e habilidades da pessoa.
5. Mostre a cultura da empresa aos candidatos
Ainda que sejam ótimos profissionais, muitos dos candidatos podem não se encaixar na cultura organizacional de sua empresa. Portanto, é necessário apresentar a cultura e os valores da organização a eles.
Isso evita que profissionais recém-contratados fiquem insatisfeitos e queiram deixar a empresa em pouquíssimo tempo de contrato por causa de falta de identificação com a cultura da organização.
Qual o passo a passo para otimizar o recrutamento?
Para que sua empresa saiba exatamente o que é recrutamento e consiga realizar um procedimento bem-sucedido, é necessário seguir 7 passos. Confira:
1. A criação da vaga
Antes de iniciar o recrutamento, o RH deve começar o processo de criação da vaga. Ela deve seguir o job description correto, seguindo a necessidade de preencher ou criar determinada posição ou cargo na empresa.
2. Definição de atribuições e salários
Após estabelecer qual é a necessidade a ser preenchida com a vaga, é preciso estabelecer os detalhes do cargo, como: o perfil da pessoa a contratar; funções que serão desempenhadas; salários; horário de trabalho; benefícios, entre outras.
3. Escolher o tipo de seleção
Cada um dos três tipos de recrutamento citados acima possui suas especificidades. Por isso, a organização precisa escolher qual modelo é o melhor para seu negócio.
4. Divulgação da vaga
Após escolher o tipo de recrutamento, é necessário fazer o anúncio da vaga. Ele deve conter o título da função, a descrição das atividades, os benefícios e o salário que será oferecido. Além dos contatos da empresa para quem deseja se candidatar.
5. Seleção dos currículos e entrevista
Após receber os currículos dos candidatos, o RH deve selecionar aqueles que mais se adequam ao perfil desejado. Em seguida, deve entrar em contato com os selecionados e marcar as entrevistas, que deverão servir para avaliar o perfil e habilidades dos candidatos.
6. Avaliação e feedback
Depois de realizar todas as entrevistas, o RH e o gestor da equipe com a vaga disponível deverão avaliar os candidatos para selecionar a melhor opção. É importante ligar para os demais profissionais e avisar que o processo chegou ao fim e, infelizmente, eles não foram selecionados.
7. Contratação
Por último, é realizada a contratação do novo funcionário. Ele deve receber uma lista, informando todos os documentos necessários para que seja possível elaborar o contrato. Assim, ele pode iniciar suas atividades e receber os treinamentos necessários.
Após saber o que é o recrutamento, sua organização deve implementá-lo por meio desses 8 passos. Eles são cruciais para o andamento correto do processo. Quando o RH conta com as melhores práticas é possível atrair e recrutar os melhores profissionais para fazer parte de seu time.
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