MARKETING PARA DIA DAS MÃES: 10 AÇÕES PARA E-COMMERCES



Você já definiu as ações de marketing para o Dia das Mães no e-commerce em 2021? A data é a segunda mais importante do ano para o varejo brasileiro, perdendo somente para o Natal, por isso exige planejamento estratégico antecipado.

Comemorado no segundo domingo de maio, o Dia das Mães – em 2021, será no dia 9 de maio – movimenta e-commerces desde meados de abril, quando a busca de presentes se intensifica para garantir que os pedidos sejam entregues a tempo.

Neste artigo, você vai encontrar 10 ações de marketing para implementar no e-commerce e fazer com que o Dia das Mães seja um sucesso de vendas. Veja quais são!


1. Seleção de presentes por faixas de preço

Como o forte da data é a compra de presentes, você pode fazer seleções de produtos por faixa de preço para ajudar os clientes a decidir o que adquirir no site. Insira banners no e-commerce e trabalhe o e-mail marketing, direcionando o público para categorias especiais. É uma das ótimas ideias para vender no Dia das Mães!

Entre as opções possíveis para trabalhar estão: produtos até R$ 50, até R$ 99, de R$ 100 a R$ 199, a partir de R$ 200.

Esse tipo de campanha auxilia o cliente a escolher o presente que está dentro das suas possibilidades financeiras, facilita a busca no site e incentiva a conversão.


2. Captação de leads

Esse tipo de ação tem um funcionamento simples e tende a atrair muitas pessoas para o site. Para colocar em prática, você pode utilizar uma ferramenta de automação de marketing e programar um pop-up de captação para resgatar o usuário que está prestes a sair do site, convidando-o para fazer um cadastro e receber um conteúdo de valor, um presente ou um cupom de desconto.


3. Brindes para compras acima de um valor

Essa estratégia é válida para aumentar o tíquete médio. Funciona assim: em pedidos acima de um determinado valor, o cliente ganha um presente especial. Como se trata de uma ação específica para o Dia das Mães, o brinde deve condizer com a data, fazendo com que as pessoas tenham vontade de colocar mais itens no carrinho para ganhar o produto.

Comunique a ação promocional para a sua base de leads por e-mail, nas redes sociais, no site e no blog, a partir de banners e pop-ups.


4. Guia de presentes

O guia de presentes no e-commerce funciona muito bem para os indecisos e que não sabem o que fazer no Dia das Mães, pois simplifica o processo de escolha, o que acaba incentivando a conversão. Se nas lojas físicas os vendedores auxiliam os clientes na seleção dos produtos, no site, o guia de presentes cumpre este papel.

Esse tipo de conteúdo oferece conveniência e valor aos consumidores e pode ser apresentado de acordo com o seu nicho de mercado. Confira algumas ideias:

Presentes por faixa de preço (até R$ 50, até R$ 99, a partir de R$ 100) Presentes por perfil de mãe (gastronômica, esportista, sofisticada, moderna, dona de casa, vaidosa, viajante) Presentes por categorias de produtos (casa, beleza, moda, tecnologia)


5. Quiz sobre o presente ideal

Estruture um quiz focado em vendas do Dia das Mães. A partir de várias perguntas, o material vai guiar os leitores até as sugestões de presentes à venda no e-commerce.

Uma dica importante é que a construção do quiz precisa estar alinhada com a persona, e isso vai implicar em uma série de decisões, tais como: escolha das perguntas e das respostas, identidade visual, tom de voz e canais de distribuição.


6. Cupom de desconto especial

Ofereça um cupom de desconto para tornar as ofertas mais acessíveis e utilize esse bônus para destacar os produtos que você gostaria que os consumidores comprassem.

Dentro dessa estratégia, você pode enviar um cupom de desconto para uma categoria do site, para produtos de uma marca ou para uma lista de artigos no e-commerce. Se a ideia é estimular a compra por algum canal, como o aplicativo da loja, dê um incentivo exclusivo para pedidos feitos no app.

Existem várias formas de divulgar o cupom: por e-mail marketing – com um título atrativo que estimule a abertura –, por push notification ou por e-mails de automação (válidos para casos de abandono de carrinho).


7. Conteúdo nas redes sociais

Abasteça as redes sociais da empresa com campanhas de Dia das Mães. Trace uma estratégia antecipada para mesclar postagens editoriais e promocionais no Instagram e no Facebook, em feed e Stories.

Esses canais oferecem oportunidades incríveis de interação com a audiência. O guia de presentes que sugerimos para o seu site pode ser adaptado para o Instagram em posts de carrossel, com sugestões de produtos de acordo com o perfil de mãe.

Vale também fazer lives, enquetes nos Stories, batalha de presentes, divulgar promoções no e-commerce e incentivar a interação com os clientes para fazer reposts.


8. Conteúdo gerado pelo usuário

Nada como reviver momentos divertidos e emocionantes entre mães e filhos para celebrar o Dia das Mães! Incentive seus seguidores nas redes sociais a compartilhar memórias nos Stories do Instagram, marcando o @ da loja e dentro de uma hashtag especial, para aumentar o reconhecimento da marca e o engajamento. Por ter ótimos resultados, essa estratégia é utilizada em várias datas comemorativas no e-commerce. Quando os usuários geram conteúdos, sua marca ganha confiança e notoriedade. Sem contar que é também uma ação econômica para a empresa – de tempo e recursos –, pois o público assume o protagonismo na produção dos posts.


9. Campanhas de e-mail marketing

Muitas empresas se perguntam se e-mail marketing ainda funciona, e a resposta é sim! Campanhas de sucesso têm um ponto em comum: entregam valor ao público. Elas buscam soluções para suas dores, entendem suas motivações e ajudam na decisão de qual é o melhor produto e quando é o momento certo de comprá-lo.

O e-mail marketing do Dia das Mães deve ter título atrativo e dire