top of page

ENDOMARKETING...




Endomarketing é uma estratégia de marketing institucional voltada para ações internas na empresa. É também chamado de Marketing Interno e visa melhorar imagem da empresa entre os seus colaboradores, culminando em uma equipe motivada e reduzindo o turnover (índice de rotatividade).

A importância do investimento nessa estratégia gira em torno da influência dos colaboradores dentro da própria empresa – eles possuem contato diário com todos os processos e isso os torna mais aptos para opinar e influenciar pessoas a respeito da marca de modo geral.

Por exemplo: vamos imaginar os colaboradores de um restaurante. Quanto estão satisfeitos com o trabalho e as condições dentro da empresa, eles tendem a falar mais sobre as vantagens e benefícios para seus familiares e amigos.

Isso faz com que todas essas pessoas passem a ter uma percepção diferente daquele negócio: começam a enxergar a empresa de uma forma mais humana e carismática, desenvolvendo um sentimento de “adoração” pelo negócio.

Considerando a quantidade gigantesca de novas empresas que surgem todos os dias, quando pensamos nesse tipo de influência, precisamos considerar: é assim que grandes empresas se destacam no mercado – por que ficar de fora?


RH e Marketing

Apesar do nome, endomarketing não se resume apenas a ações de marketing.

Trata-se de uma junção de ações entre RH e o setor de marketing da empresa. O RH precisa se atentar as necessidades dos seus colaboradores, transformando problemas em possibilidades de melhora e trabalhando para garantir o melhor ambiente de trabalho para eles.

Esse é, realmente, um trabalho à quatro mãos.

O endomarketing precisa motivar os colaboradores, fazendo com que eles realmente se sintam uma parte importante dentro da empresa.

Para isso, o RH e o time de marketing precisam juntar forças e trabalhar em cima da interação do colaborador com a empresa, desenvolvendo atividades no dia a dia que resultem em uma maior motivação da equipe.

Isso pode ser traduzido como ações que estimulam a participação da família junto à empresa, treinamentos para capacitar os funcionários e os tornarem cada vez mais hábeis e preparados para encarar as atividades do dia a dia, troca de experiências entre os colaboradores, valorização do desempenho individual e da equipe, mostrando a percepção positiva da empresa a respeito do bom trabalho desenvolvido pelo time.

São poucas as empresas que realmente se atentam à necessidade de investir em ações de endomarketing. No entanto, as que compreendem a importância acabam se destacando consideravelmente no mercado.


Por que trabalhar o endomarketing?

Antes de investir nessa estratégia, é fundamental entender como ela pode afetar sua empresa. Confira a seguir:


1. Colaboradores mais motivados

O endomarketing auxilia na motivação dos colaboradores. Isso acontece porque a empresa se mostra mais aberta às ideias e melhorias que os funcionários têm a oferecer.

A motivação dos funcionários aumenta consideravelmente ao perceberem que estão inseridos em um ambiente que se preocupa com a qualidade de trabalho e bem-estar.


2. Otimização da produtividade

Assim como a motivação, a produtividade também se torna uma realidade dentro de empresas com boas estratégias de endomarketing.

Quando os colaboradores se sentem mais motivados e satisfeitos com o seu trabalho, eles o executam de uma forma melhor, com atitude mais proativa e garantindo os melhores resultados para o negócio.


3. Menor rotatividade de funcionários

Mais uma vez a motivação está ligada a outra vantagem do endomarketing.

Quando pensamos em colaboradores mais motivados e satisfeitos com o ambiente de trabalho em que estão inseridos, é notável que a rotatividade de funcionários diminui.

Ao perceber que está inserido em um ambiente de trabalho que preza pela qualidade e bem-estar dos colaboradores, poucos se mostram dispostos a deixar a empresa — não pensando apenas no salário, mas pela importância que a empresa dá para todos os seus funcionários.


4. Colaboradores mais leais e compromissados com a empresa

Coloque-se no lugar do colaborador: você também se sentiria mais acolhido por uma empresa que se preocupa com as suas necessidades e sugestões para melhorar o dia a dia da empresa.

Isso impacta diretamente na lealdade e compromisso que os funcionários desenvolvem com o lugar onde trabalham.


5. A empresa passa a ter um clima organizacional mais saudável e agradável

Quando a empresa se preocupa com a qualidade de trabalho e bem-estar dos seus colaboradores, o fluxo de atividades se ajusta e os processos passam a ser seguidos de forma mais precisa.

Isso influencia no desempenho do time e do aumento de resultados positivos, pois impacta diretamente na produtividade e nos resultados da empresa.


6. Qualidade de trabalho e bem-estar

Algumas atividades no dia a dia são estressantes.

Muitos colaboradores acabam deixando que esse tipo de momento no trabalho afete seu bem-estar. Quando a empresa se preocupa com a saúde de seus funcionários, o ambiente de trabalho se torna mais agradável e notamos uma melhora considerável na saúde mental da equipe e diminuição do stress nos escritórios.

Dessa forma, ao fim do período de treinamento, o novo funcionário já está capacitado e ciente de todos os processos dentro da empresa – conseguindo assim apresentar novas ideias de melhorias no dia a dia. Com isso, os colaboradores se sentem mais úteis e importantes dentro da corporação, sentindo-se cada vez mais motivados e dedicados às atividades.

Além disso, a empresa apresenta palestras de motivação e treinamentos para capacitar cada vez mais seus colaboradores.


O que é preciso para implementar o endomarketing?

O primeiro passo é se lembrar de que o endomarketing vai trabalhar a parte interna da empresa, focando sempre nos colaboradores e na percepção dos mesmos a respeito do lugar onde trabalham.

Para isso, é preciso realizar um trabalho que compreenda as maiores necessidades e dificuldades da equipe da sua empresa. É nessa hora que o RH entra.

Esse setor precisa entrar em contato com todos os funcionários e conversar a respeito do que pensam da empresa, quais são as coisas que precisam ser mudadas e reestruturadas e como a empresa pode ajudá-los diariamente.

Uma vez levantadas essas informações, é hora de começar a estruturar ações de endomarketing. Essas ações precisam trazer o colaborador para cada vez mais perto da empresa.

Dentre as práticas mais comuns de endomarketing, encontramos o treinamento de equipes que auxilia no nivelamento dos colaboradores, além de promover a troca de experiências e aumentar a interação entre eles no dia a dia.

Além disso, percebemos também que a bonificação por resultados também tem sido algo muito trabalhado por empresas que já se atentaram a necessidade de investir em marketing interno.

Essa bonificação acontece de acordo com o desempenho de cada integrante da equipe, e é uma forma de mostrar que a empresa realmente reconhece os esforços diários dos colaboradores a fim de decolar os negócios.

Uma vez traçadas as ações de endomarketing que serão trabalhadas no seu negócio, é hora de pôr em prática.

Durante e após o processo de implementação, é fundamental manter pesquisas de satisfação junto aos colaboradores, além de pedir a opinião de cada um deles sobre o que pode ser mudado na empresa – e como sugerem que isso seja feito.

Ao fim de todas as ações de marketing interno, será possível notar uma melhora considerável do clima no local de trabalho, pois os colaboradores estarão cada vez mais motivados e satisfeitos com o ambiente em que estão inseridos, além de se esforçarem cada vez mais para aumentar e otimizar os resultados alcançados mensalmente pela empresa.


FONTE: https://rockcontent.com/br/blog/endomarketing/

28 visualizações0 comentário
bottom of page