
O empreendedorismo feminino está transformando o mercado brasileiro e criando diversos cases de sucesso!
Após décadas em que o protagonismo nos negócios foi dominado por homens, as mulheres estão, cada vez mais, conquistando o seu espaço — embora com muitos desafios.
O crescimento dessa participação traz inúmeros benefícios para o mercado, como o aumento de empregos, diversidade de negócios, novas soluções e muito mais.
Quanto mais as mulheres crescem, mais a sociedade e a economia ganham.
Continue a leitura e entenda mais sobre o empreendedorismo feminino e o seu impacto no mercado!
O que é empreendedorismo feminino?
Empreendedorismo feminino é o conjunto de negócios idealizados ou comandados por mulheres. O termo abrange não apenas a criação de empreendimentos por mulheres, como também a presença feminina em cargos de liderança.
Embora aproximadamente metade da população seja mulher, os homens dominaram a maior parte dos cargos de liderança no mercado durante um bom tempo. Mesmo que elas quisessem empreender, tinham diversos obstáculos pela frente, como a necessidade de assinatura do marido em documentos comerciais e bancários.
Contudo, após diversas iniciativas e conquistas de direitos, atualmente 34% das empresas abertas e 48% dos microempreendedores individuais (MEI) são abertas por mulheres.
Qual o objetivo do empreendedorismo feminino?
No mercado, a função do empreendedorismo feminino é a mesma: entregar soluções de problemas para os consumidores. Já, no âmbito social, o objetivo é fortalecer o protagonismo feminino na economia, bem como incentivar outras mulheres a construírem negócios.
Qual a importância do empreendedorismo feminino?
O empreendedorismo feminino gera diversos impactos no meio econômico e social. Quando uma mulher abre uma empresa, ela traz uma nova solução para um problema do mercado e atende a demanda de parcela da população.
Por exemplo, a Heloísa Assis, idealizadora do Beleza Natural, trouxe produtos para hidratar e cuidar de seus cabelos crespos. Hoje, sua solução atende mais de 55 mil mulheres por mês.
Outra importância do empreendedorismo feminino é a geração de empregos. Pegando mais uma vez o exemplo da Beleza Natural, o negócio emprega mais de 2.000 colaboradores em suas 38 unidades.
Considerando que metade do mercado consumidor é feminino, a liderança de empresas por mulheres, além de pensarem mais nas suas necessidades, também incentivam o consumo com a sua representatividade.
Além disso, a liderança feminina também incentiva mais mulheres a empreenderem no mercado.
Quais os tipos de empreendedorismo feminino?
O mercado do empreendedorismo feminino é enorme. Mulheres podem criar negócios em qualquer setor e de diversas formas. Confira 15 ideias de negócios que você pode criar:
Fitness: alimentação saudável e exercícios físicos;
Moda: roupas, calçados, acessórios, entre outros;
Beleza: maquiagem, cabelo, skincare, entre outros;
Estética: procedimentos e produtos estéticos;
Turismo: aluguel de temporada, agência de viagem, entre outros;
Alimentício: restaurantes, mercados, lanchonetes, entre outros;
Jóias: brincos, pulseiras,
Festas: confeitaria, organização, espaço de festas, entre outros;
Pet: produtos e serviços para animais;
Decoração e organização: personal organizer, design interior, entre outros;
Artesanato: crochê, tricô, MDF, pintura, entre outros.
Maternidade: roupas para bebês, soluções para mães, entre outros;
Educação: cursos, workshops, palestras, mentorias, livros, entre outros;
Imobiliária: aluguel de apartamentos, venda de imóveis, entre outros,
Tecnologia: aparelhos, acessórios, consultorias de TI, entre outros.
Além disso, com o avanço da tecnologia, o mercado oferece diversas possibilidades para a mulher empreender.
Hoje, você pode abrir um e-commerce, disponibilizar serviço de delivery, vender infoprodutos e outros formatos de negócios sem nem sair de casa.
Como é o empreendedorismo feminino no Brasil?
O cenário do empreendedorismo feminino no Brasil é de crescimento. Segundo uma pesquisa do LinkedIn, a porcentagem de novas empreendedoras aumentou 41% durante a pandemia.
Segundo uma pesquisa da GEM (Global Entrepreneurship Monitor), o Brasil ocupa a 7ª posição no ranking de proporção de mulheres à frente de empreendimentos iniciais — com menos de 42 meses de existência — entre 49 países.
Atualmente, temos grandes representantes do empreendedorismo feminino no Brasil, como:
Luiza Trajano (Magazine Luiza)
Ana Fontes (Rede Mulher Empreendedora)
Zica Assis (Beleza Natural)
Cristina Junqueira (Nubank)
Maitê Lourenço (BlackRocks)
Danyelle Van Straten (Depyl Action)
Maria José de Lima Freitas (Mazé Doces)
Contudo, elas ainda enfrentam diversos desafios no mercado. Por exemplo, só 13% das mulheres estão em posição de destaque nas 500 maiores empresas brasileiras, conforme uma pesquisa realizada pelo Insper com a Talenses.
Além disso, segundo uma pesquisa da FGV, a participação delas no mercado de trabalho é 20% inferior à dos homens e o Brasil está na 92ª posição no ranking que estima a igualdade entre homens e mulheres para 153 países (Fórum Econômico Mundial de 2019).
Ou seja, embora o cenário esteja melhorando, ainda precisa evoluir muito até ficar igualitário.
Por que o empreendedorismo feminino vem crescendo no Brasil?
Existem diversos motivos associados ao aumento do protagonismo feminino no mercado, mas podemos citar três:
Representatividade: quanto mais mulheres assumem um papel de liderança, mais as outras são incentivadas a procurarem empreender também;
Reflexão sobre os papéis: antigamente, a mulher assumia a função de cuidar da casa e das crianças, enquanto os homens ficavam responsáveis pelos negócios — era como se fosse a ordem natural das famílias. Hoje, elas possuem mais liberdade para escolher o que fazer;
Barreira menor: construir um negócio não é fácil, mas o obstáculo é maior para mulheres (em especial, as mães), já que precisa de uma alta disponibilidade de tempo e recursos. Com a tecnologia, novas formas de empreender surgiram, então, ficou mais fácil abrir uma empresa.
O que falar sobre o empreendedorismo feminino?
Dentro das empresas, é fundamental incentivar a participação e a liderança das mulheres, mostrando o quanto elas possuem um papel essencial e ainda podem contribuir mais para a organização. A seguir, trouxemos algumas frases sobre empreendedorismo feminino:
“Você precisa permanecer focada e encontrar o melhor de você.” — Hillary Clinton
“Não perca tempo tentando mudar a opinião dos outros. Faça seu trabalho e não ligue para o que pensam.” — Michelle Obama
“Você tem mulheres na tecnologia, mulheres investidoras-anjo. Não existe absolutamente nada que nós, mulheres, não possamos fazer.” — Camila Farani
“Eu adoraria ser lembrada como uma pessoa que usou a sua vida para inspirar os outros em qualquer maneira.” — Viola Davis
“A força se consegue com fracassos e não com sucessos” — Coco Chanel
Fonte: https://conteudos.xpi.com.br/aprenda-a-investir/relatorios/empreendedorismo-feminino/
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