top of page

Como prevenir doenças: dicas para se ter uma saúde melhor



A preocupação do ser humano com a saúde vem aumentando com o passar dos anos. Costumes de antigamente, considerados tão normais, porém prejudiciais ao bem-estar, estão dando lugar a hábitos benéficos ao corpo, de forma que se diminua o risco de desenvolver doenças. Existem dicas que se seguidas corretamente você terá uma forma prática de como prevenir doenças e ter um bem estar constante.

Com o avanço da tecnologia, é possível conhecer as causas de grande parte das enfermidades e evitar que elas apareçam. Dessa forma, podem ser tomadas certas precauções e algumas práticas simples podem contribuir para você manter seu organismo em dia.

Neste post, listaremos 4 dicas de como prevenir doenças e ter uma saúde melhor. Confira!

1. Cuide da higiene

Inúmeras doenças contagiosas e perigosas podem ser evitadas com a manutenção de uma boa higiene pessoal. Algumas enfermidades, como hepatite, gripe, otite, micose, conjuntivite e problemas intestinais, entre outras, estão diretamente relacionadas à má limpeza e conservação do nosso corpo.

Cuidar de si mesmo com asseio, então, é o passo inicial para prevenir incômodos e ter uma saúde melhor. Portanto, sempre lave as mãos, mantenha as unhas aparadas e não leve as mãos à boca, ao nariz ou aos olhos.

Não se esqueça de também manter os seus pertences e os ambientes que você frequenta higienizados. Assim, limpe e desinfete a casa com frequência, lave a roupa de cama e as toalhas semanalmente e dê uma atenção especial à cozinha e ao banheiro.

2. Pratique exercícios físicos

Todos os exercícios físicos trazem benefícios ao organismo humano. Manter o corpo em movimento é a chave de sucesso para quem busca saber como prevenir doenças e ter uma saúde melhor.

A prática de atividades físicas regulares evita problemas, como diabetes, colesterol, obesidade, osteoporose e hipertensão. Além disso, exercícios são aliados fundamentais para o bem-estar do coração, melhorando a circulação sanguínea e diminuindo as chances de infarto.

Outro benefício dessas práticas está ligado ao desenvolvimento do corpo humano e da postura corporal. Isso porque os exercícios contribuem para a ativação da musculatura, reforçando todos os músculos, além de desenvolverem o equilíbrio e a resistência física de quem pratica.

3. Mantenha uma alimentação saudável

Uma boa alimentação é fundamental e indispensável para quem deseja aprender como prevenir doenças. Afinal, é por meio dos alimentos que oferecemos ao organismo os nutrientes de que ele precisa para manter suas funções em equilíbrio.

A maioria das pessoas já sabe disso, mas não dispensa uma pizza ou um hambúrguer. Contudo, é possível manter uma dieta equilibrada, adicionando, em determinados momentos, comidas de que você gosta — e que nem sempre são saudáveis.

Você não precisa abandonar de vez seus sanduíches, a batata frita e os doces, apenas reduzir a quantidade do que faz mal, praticando a reeducação alimentar. Procure evitar os alimentos embutidos, enlatados, gordurosos, fritos, com muito açúcar e sal.

Incluir em seu cardápio mais vegetais, frutas, grãos, alimentos integrais e oleaginosas é muito importante. Esses grupos alimentares são ricos em substâncias que ajudam a nutrir as células e tecidos, além de fortalecerem o sistema imunológico. Isso auxilia a prevenir, por exemplo, obesidade, pressão alta, diabetes, doenças cardiovasculares, anemia, entre outras.

4. Durma bem

Você precisa estar consciente de que, mesmo tomando os devidos cuidados, não há como prevenir doenças se não tiver uma boa noite de sono. Isso porque é quando dormimos que o nosso organismo realiza diversas funções essenciais para manter o seu equilíbrio e saúde.

Durante a noite, o corpo humano se mantém parcialmente ativo. Acontecem diversas reações químicas que ajudam no aproveitamento dos nutrientes e na eliminação de substâncias nocivas. Além disso, também são liberados hormônios que regulam as funções orgânicas.

Um fator muito importante para a prevenção de doenças é que, quando dormimos, o corpo reproduz suas células de defesa, para que o sistema imunológico possa combater os agentes infecciosos e prejudiciais ao organismo.

Porém, saiba que dormir bem não significa dormir bastante e, sim, com qualidade. A quantidade de horas deve ser suficiente para renovar sua energia e eliminar o sono. No entanto, você precisa de um ambiente propício para relaxar, controlando o conforto do leito e os fatores que poderiam causar a insônia, como aparelhos eletrônicos ligados e iluminação alta.

5. Faça os exames de rotina regularmente

As doenças não se manifestam por acaso, mas apenas quando há um ambiente propício para os microrganismos se reproduzirem, ou, então, quando cuidamos mal do nosso corpo, em função de hábitos e comportamentos nocivos.

Por isso, os exames de rotina são fundamentais, já que ajudam a identificar quando estamos prejudicando o nosso corpo. Um hemograma, por exemplo, indica, entre outros, a taxa de glicose e colesterol no sangue. Se ele for feito periodicamente, podemos identificar uma pequena alteração antes que ela se torne grave.

Isso significa que a realização desses exames possibilita sabermos quando estamos caminhando para uma doença e quando nosso organismo necessita de algum reforço para que ela não se manifeste. Sendo assim, são fundamentais para prevenirmos problemas de saúde.

6. Tome as vacinas corretamente

Infelizmente, tem sido cultivado entre muitas pessoas o pensamento de que as vacinas fazem mal para nós, mas é exatamente o contrário. Essas substâncias são desenvolvidas por profissionais especializados para serem seguras e eficazes.

A sua função é reforçar o sistema imunológico para que ele saiba como se defender quando houver um ataque por agentes nocivos. Por isso, é muito importante que você mantenha a sua caderneta de vacinação atualizada.

Além daquelas recomendadas durante a infância, não se esqueça de que existem reforços ao longo de toda a vida. Campanhas também acontecem periodicamente quando existe a necessidade de prevenção de algum problema específico.

Faça a sua imunização, já que as vacinas são desenvolvidas com o intuito de evitar doenças graves que podem levar o indivíduo à morte. Você somente precisa ter uma atenção, caso esteja enfrentando alguma condição especial, como uma doença crônica. Converse com seu médico para instruir-se adequadamente.

7. Mantenha o corpo hidratado

Uma grande parte do corpo humano é composta por água e, além de ser excretada, assim como aquela que está presente no ambiente, ela se evapora do nosso corpo e precisa ser reposta. Isso garantirá a fluidez do sangue, hidratando células e tecidos.

Quando o organismo fica desidratado, também acontece uma queda na capacidade de proteção do sistema imunológico. Isso significa que ficamos mais suscetíveis a micro-organismos e agentes nocivos.

Porém, não se esqueça de que a hidratação deve ser feita com água. Isso porque sucos e outras bebidas contêm ingredientes que aumentam a quantidade de sais minerais no organismo. O ponto negativo é que o excesso dessas substâncias pode causar complicações renais, então, o recomendado é sempre água.

8. Dê atenção aos fatores psicológicos e emocionais

Você sabia que desequilíbrios emocionais e psicológicos também deixam o nosso sistema imunológico abalado? É por isso que uma das nossas dicas sobre como prevenir doenças é dar atenção às suas emoções.

Evite guardar tudo para si, porque você precisa expressar aquilo que sente. Converse com alguém, pratique alguma forma de arte, faça consultas com um psicólogo ou simplesmente medite para alcançar paz interior.

Também procure manter pensamentos otimistas para que você possa se sentir mais seguro e confiante sobre si mesmo e a sua vida. Essa postura positiva o ajudará a levar uma vida mais leve, sem sobrecarregar seu organismo com tensões, o que desequilibra diversas funções e ainda libera hormônios do estresse e do cansaço.

Atitudes simples, realizadas no dia a dia, são o grande segredo sobre como prevenir doenças. Mas lembre-se de que é preciso ser constante, porque os resultados virão ao longo do tempo, refletidos em mais disposição, satisfação, energia, bem-estar e qualidade de vida.

FONTE: https://www.drogarialiviero.com.br/blog/como-prevenir-doencas/



14 visualizações0 comentário
bottom of page