top of page

COMO O BITCOIN FUNCIONA...


Você provavelmente já ouviu falar em Bitcoin. Esse mercado tem atraído ainda mais atenção nos últimos meses. Mas você sabe o que é Bitcoin e por que as pessoas estão falando tanto nessa moeda?

Neste artigo, explicaremos como funciona o mercado Bitcoin, o que está acontecendo com ele e quais os pontos de atenção nesse mercado.

Você irá entender:

  • O que é Bitcoin.

  • Como funciona o Bitcoin.

  • Por que as pessoas estão falando dessa moeda.

  • Bitcoin vale a pena?

  • Qual o valor do Bitcoin.

  • O que tem acontecido com ele.

  • 10 pontos de atenção sobre esse mercado.

O que é Bitcoin?

Bitcoin é uma moeda completamente digital, também chamada de criptomoeda. A criação do Bitcoin representa o surgimento de um novo meio de pagamento, descentralizado (ponto a ponto) e digital. O sistema é gerenciado pelos próprios usuários e não é necessário nenhum intermediador, como empresas de cartão ou o próprio Banco Central.

Isso quer dizer que as transações realizadas consistem no envio de moedas de uma pessoa para outra pela internet, sem passar por um banco. Dessa forma, os custos são menores e você pode usar suas moedas em qualquer país, sem nenhum requisito ou limite.

Para comprar Bitcoin hoje, você precisa abrir conta em uma exchange de moedas virtuais. Há também algumas formas de ganhar fragmentos da moeda através de sites que pagam pelo acesso.

Apesar da popularidade que essa moeda vem ganhando, este ainda é um mercado novo e, por isso, é preciso ficar atento. O objetivo principal da moeda Bitcoin é facilitar as transações realizadas na internet. Mas, como investimento, essa é uma alternativa de risco.

Então, se você procura por um meio de investimento e, especialmente, se você ainda está começando nesse universo, existem diversas opções no mercado que você pode conhecer primeiro.

Como funciona o Bitcoin?

Como falamos, Bitcoins são moedas digitais, o que quer dizer que elas não existem fisicamente.

É isso mesmo! Você não irá comprar uma moeda e guardá-la na carteira ou no bolso. Ao invés disso, ela ficará guardada em uma carteira virtual, instalada em seu computador ou celular.

Entenda o Bitcoin como um arquivo online no seu computador, e que funcione como dinheiro na internet. Todas as moedas desse dinheiro e todas as negociações feitas com ele são registrados, através da criptografia, em uma espécie de banco de dados mundial, chamado Blockchain.

Para utilizar suas moedas, será gerado um código, que também pode ser entendido como uma assinatura digital. Esse código será verificado pelo que chamamos de minerador, e a transação será aprovada dentro de alguns minutos. Então, ela será incorporada no Blockchain.

O Blockchain é a comprovação de que a transação foi realizada. É a tecnologia base das criptomoedas, que permite que uma transação financeira aconteça, de forma confiável e segura, sem o intermédio de uma instituição.

Numa transação normal, o João faria uma transferência, em Reais, através de uma TED da sua conta no banco para a conta do Pedro no banco dele.

Numa transação com Bitcoins, como funciona:

  • Cada um tem uma carteira virtual, como se fosse sua conta no banco.

  • A assinatura digital é como se fosse uma transferência ou uma TED.

  • O Blockchain é como se fosse o Banco Central, onde tudo fica registrado.

Mas, apesar da nossa analogia com o Banco Central, é importante ressaltar que esse mercado não possui nenhuma regulamentação. Todas as fiscalizações são feitas pelos próprios usuários da rede e não há um órgão ou autoridade que responda por isso ou forneça qualquer tipo de proteção.

Inclusive, a rede Blockchain é pública, mas você só consegue acessar as suas transações. A outra ponta da transação é anônima. Você não sabe que está transferindo moedas para o Pedro, por exemplo.

Dessa forma, seu dinheiro pode ser envolvido em negócios ilegais e você também fica sujeito a fraudes. Como este é um mercado não regulamentado, a solução de qualquer processo pode ser bem mais complicada.

Veja 10 pontos de atenção sobre Bitcoins:

1) O valor do Bitcoin: a cotação oscila semelhante às ações, com base na oferta e demanda das criptomoedas. Hoje, 30/08/17, o valor está cotado em aproximadamente US$4.572 (mais de R$16.000).

2) Comprar moedas: para comprar moedas você precisa abrir conta em uma corretora de moedas virtuais. A compra é realizada no site dessa corretora.

3) O mercado não é regulamentado: Para comprar ou vender essas moedas, é preciso fazer operações que não são regulamentadas e, portanto, não são protegidas pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários) ou pelo Banco Central.

4) As corretoras não são regulamentadas: como o mercado não é regulamentado, as corretoras também não são. Portanto, você precisa enviar seu dinheiro para uma corretora não-registrada e fica exposto ao risco de fraudes.

5) A carteira Bitcoin é virtual: você pode criar sua carteira através de um software instalado em seu computador ou celular, ou através de um site que forneça uma carteira virtual. As moedas ficam armazenadas nessa carteira e é gerado um arquivo com esse registro.

6) As moedas não têm lastro: caso você queira ter o ativo físico em mãos, isso não é possível porque não existe ativo físico.

7) A alta volatilidade das criptomoedas: é possível perder grande quantidade de dinheiro em pouco tempo.

8) Trocar Bitcoin por dinheiro: para trocar suas moedas por dinheiro, é necessário vendê-las no mercado. Por isso, você fica refém da cotação da moeda no momento da troca.

9) Roubo e perda de criptomoedas: como o registro da sua carteira é virtual e fica armazenado em um arquivo no seu computador, você corre risco de perder o arquivo ou até mesmo ser alvo da ação de hackers com a intenção de roubá-lo. Caso você perca esse arquivo por algum motivo, não será possível acessar suas moedas e elas serão perdidas.

10) Alto risco: como investimento, este mercado é muito arriscado. Lembrando que a relação risco-retorno é sempre proporcional. Quanto maior a possibilidade de retorno, maior o risco.

Portanto, se você ainda não é um investidor, se não conhece o mercado ou não tem perfil de risco, é melhor tomar cuidado.

Se você procura uma forma de investir e lucrar com grandes altas de cotação, você pode utilizar uma forma mais simples e segura de fazer isso, como investir na Bolsa de Valores, por exemplo.

10 visualizações0 comentário
bottom of page