Há tempos que o hambúrguer deixou de ser um prato de fast food para ganhar espaço nos restaurantes do mundo todo como opções gourmet, mas a verdade é esta: é difícil não se apaixonar por um hambúrguer suculento, seja ele de carne ou vegetariano.
Pelo título do texto, você já deve saber que hoje, 28 de maio, é o Dia Internacional do Hambúrguer, mas você conhece a história da guloseima? Embora as origens do hambúrguer sejam incertas, uma das possibilidades mais conhecidas é a de que ele tenha sido criado em Hamburgo, na Alemanha, como um simples bolinho de carne moída temperada e frita, provavelmente no século XIX. A receita teria sido trazida de países bálticos, onde a carne temperada era consumida crua. No entanto, o prato da forma como conhecemos só passou a ser preparado no começo do século XX, com o acréscimo do pão e outros ingredientes.
Pai do hambúrguer?
Quem leva o crédito pela ideia de criar um “sanduíche de hambúrguer” são os americanos: enquanto os bolinhos de carne frita já eram consumidos por todo o mundo, foi nos Estados Unidos que alguém teve a brilhante ideia de colocar tudo dentro de um pão, juntamente com queijo, alface, tomate, cebola, picles e outros condimentos. A receita se popularizou com as necessidades de alimentação rápida da era industrial e, com isso, tornou-se sinônimo de fast food.
Curiosidades
· De acordo com o Livro dos Recordes Guinness, o maior hambúrguer do mundo foi feito na Alemanha em 2017 e pesava pouco mais de uma tonelada.
· Os hambúrgueres se tornaram realmente populares nos Estados Unidos após a Feira Mundial de St. Louis, que aconteceu em 1904.
· O restaurante Honky Tonk, em Londres, vendeu um hambúrguer feito com lagosta, caviar, bife kobe, trufas negras, ovo de pata e folhas comestíveis de ouro. Batizada de "glamburger", a iguaria custava em 2014 a bagatela de 1.100 libras, o equivalente, hoje, a R$ 7,2 mil.
· Um estudo feito em 2013 mostrou que a rede de fast food McDonald's vendia cerca de 75 hambúrgueres por segundo no mundo todo. Isso significa 4.500 hambúrgueres por minuto, 270 mil por hora, 6,48 milhões por dia e 2,36 bilhões por ano. Alguns dados, porém, indicam que a rede vende nada menos que 50 milhões de hambúrgueres por dia em seus quase 38 mil restaurantes espalhados pelo planeta.
Gostou ou achou interessante essa matéria, compartilhe nas redes sociais.
Fonte: https://www.megacurioso.com.br/culinaria/36735-comemore-hoje-e-o-dia-internacional-do-hamburguer-.htm
Comentarios