top of page

8 BENEFÍCIOS DA LEITURA E GUIA COMPLETO PARA LER MAIS LIVROS EM 2021



Quer descobrir os benefícios da leitura e saber como criar o hábito?


Ótimo começo! Esse é o primeiro passo para ler mais e descobrir os prazeres da companhia de um bom livro e as vantagens de ser leitor.

Aliás, você sabia que os benefícios da leitura são cientificamente comprovados?

Redução do estresse, prevenção de doenças e aumento da empatia são algumas vantagens verificadas em estudos.

E você não precisa ser um “rato de biblioteca” para aproveitar todas elas. Na verdade, alguns minutos por dia já são suficientes.

Então, quer saber como incluir a leitura e os seus benefícios no dia a dia? Confira nossas dicas!

6 benefícios da leitura para quem lê

Descubra a seguir sete principais benefícios da leitura para quem desenvolve o hábito:

1. Reduz o estresse

Se você está se sentindo estressado, há bons motivos para incluir a leitura no seu dia a dia.

Uma pesquisa de 2009 feita com um grupo de estudantes nos Estados Unidos aponta que a leitura é tão eficaz contra o estresse como a prática de yoga e o humor.

Segundo o estudo, 30 minutos de leitura são capazes de reduzir a pressão arterial, a frequência cardíaca e os sentimentos de angústia psicológica, diminuindo os níveis de estresse.

Por isso, se você quer uma folga do estresse no dia a dia, reservar um momento para relaxar com um livro na mão é uma excelente escolha.

2. Viajar sem sair de casa

Se existe uma forma de viajar para outros países sem gastar um centavo, é por meio da leitura.

A dica é escolher livros de autores de diferentes nacionalidades para entrar em contato com várias culturas e cenários apresentados nas obras.

Mas cuidado: depois de ficar imerso em um país diferente por meio dos livros, não é garantido que você não queira realmente viajar até lá!

3. Previne doenças como o Alzheimer

Outro importante benefício da leitura é a capacidade de reduzir as chances de desenvolver doenças ligadas ao cérebro, como o Alzheimer.

É o que mostra um estudo do Centro Médico da Universidade Rush, de Chicago. “A atividade cognitiva mais frequente ao longo da vida tem uma associação com o declínio cognitivo mais lento no fim da vida”, conclui a pesquisa.

Além da leitura, atividades como preencher palavras-cruzadas também contribuem para o fortalecimento do cérebro na velhice.

4. Melhora a concentração

A melhoria da concentração também é um ganho positivo da leitura, principalmente considerando que a todo momento você recebe estímulos diferentes de tecnologias como o celular.

Por isso, reservar um momento do dia longe das telas é uma forma de estimular a mente a manter o foco em uma única atividade.

E como toda habilidade, quanto mais você pratica, melhor fica. Por isso, quando a leitura se tornar um hábito, não se surpreenda ao ficar tão imerso nos livros a ponto de não perceber o relógio andar.

5. Aumenta o conhecimento geral

Mais um motivo para desenvolver o hábito da leitura é aumentar o seu conhecimento sobre países, culturas, eventos e períodos históricos diversos.

Quer saber mais sobre a Segunda Guerra Mundial? Então você pode escolher um imenso catálogo de livros de ficção ou com histórias reais sobre o período. E assim por diante.

Para deixar o processo mais divertido, a dica é escolher narrativas que apresentem o contexto sobre o qual você tem curiosidade.

6. Ajuda a escrever melhor

Quer escrever melhor? Então, se dedicar à leitura é fundamental para alcançar esse objetivo.

Não é à toa que grandes escritores como Machado de Assis e Clarice Lispector eram verdadeiros devoradores de livros.

Para exercitar a habilidade da escrita, quanto mais repertório de leitura você tiver, mais apto estará para escrever narrativas interessantes.

Principais benefícios da leitura para a sociedade

Agora que você já conhece os benefícios individuais da leitura, é hora de entender como a atividade impacta na sociedade. Confira:

1. Desenvolve a empatia

A empatia pode ser traduzida como a capacidade de se colocar no lugar de outras pessoas com realidades e contextos diferentes das nossas.

Em termos sociais, é uma habilidade essencial para que a diversidade e a aceitação das diferenças sejam exercidas de forma eficaz.

Uma sociedade leitora é, sem dúvidas, uma sociedade mais empática. Quer prova disso?

Um estudo da Universidade de Emory, nos Estados Unidos, revela que ler uma história de ficção aumenta as funções cerebrais e a habilidade do leitor de se colocar na mente dos personagens.

A imersão em uma leitura é tão intensa que pode até mesmo fazer você sentir sensações físicas: “ler um romance invoca atividade neural que é associada a sensações corporais”, diz o estudo.

Outro insight da publicação é que a leitura permite aumentar a conectividade do cérebro até mesmo dias depois de exercida a atividade.


2. Desenvolve o senso crítico

Como você acabou de descobrir, a leitura é uma forma de conhecer realidades distintas.

A principal vantagem é compreender melhor o cenário e os problemas sociais e sair da bolha por meio do contato com pessoas e vivências diferentes.

É por isso que leitores vorazes geralmente desenvolvem um senso crítico aguçado.

Na prática, essa capacidade possibilita dialogar com outras pessoas e analisar situações sob diferentes perspectivas.

Como ler mais: 7 dicas essenciais

Depois de entender todos os benefícios da leitura, ficou com vontade de ler mais no dia a dia? Então continue lendo e confira as sete melhores dicas para começar:


1. Leia um pouco todos os dias

Você não precisa ficar horas lendo para desenvolver o hábito da leitura.

Na verdade, alguns minutos por dia já ajudam na criação de uma rotina com os livros.

A dica é definir o tempo que você vai se dedicar à atividade: 15, 20 ou 30 minutos por dia são suficientes para começar.

Com essa definição em mente, descubra o melhor horário do dia para se dedicar à atividade e siga firme com o cronograma até que a leitura se torne um hábito natural.


2. Encontre o seu gênero literário preferido

Se você já tentou desenvolver o hábito da leitura sem sucesso, pode ser que tenha escolhido um gênero literário que não tem a ver com você.

Afinal, existem muitos gêneros de narrativas: clássicos, romances policiais, histórias de amor, biografias, não ficção e terror são alguns deles.

Como encontrar o seu gênero preferido? Testando e se aventurando por leituras diferentes!


3. Converse com outros leitores

Manter contato com leitores é outra forma de reforçar o hábito e os benefícios da leitura.

Com esse diálogo, você poderá trocar impressões de leitura, conhecer novos pontos de vista sobre os livros e até mesmo ficar por dentro de outras dicas práticas para ler mais.

Há várias formas de conversar com outros leitores:

Procurar grupos de leitura no Facebook e Telegram

Participar de clubes de leitura online e na sua cidade

Seguir perfis literários no Instagram e no YouTube

Se associar a um clube de assinatura de livros

Puxar assunto sobre livros com parentes, amigos e colegas.


4. Priorize a leitura no dia a dia

Pense em quanto tempo você fica rolando a tela do celular nas redes sociais. E se você usasse esse período para ler pelo menos 5 páginas?

Mesmo que você não tenha muito tempo livre, priorizar a leitura nos momentos de lazer faz toda diferença.

Se você reservar tempo para ler 10 páginas por dia, em um ano terá lido 12 livros de cerca de 300 páginas cada. Nada mal, né?


5. Descubra o formato de livro ideal para você

Outra dica é avaliar o formato de livro adequado para você.

Os livros físicos são ideais para quem gosta da experiência de cheirar as páginas, grifar palavras importantes e ter uma estante decorada.

Para os tecnológicos, os e-readers, leitores digitais como Kindle e Lev, são fáceis de levar para qualquer lugar e reúnem milhares de obras em um único dispositivo.


6. Seja paciente com o seu ritmo de leitura

Não fique angustiado se você perceber que não lê tão rápido quanto outras pessoas ou que não conseguiu cumprir alguma meta de leitura.

A leitura deve ser um prazer, e não obrigação.

Se comparar com outros leitores só aumenta a ansiedade em relação a uma atividade que deveria desestressar.

Por isso, seja paciente e descubra qual é o ritmo de leitura que funciona para o seu dia.


7. Assine um clube de leitura

A sétima dica é fazer parte de um clube de assinatura de livros para se manter motivado e explorar livros diferentes que você nem pensaria em ler.

Nesse tipo de assinatura, você recebe todos os meses um livro em casa, o que é essencial para que você mantenha o hábito durante o ano todo.

Gostou da ideia? O Viva à Leitura é um clube de assinatura de livros que enxerga a leitura e os espaços culturais como ferramentas de diversidade e transformação social.

Os livros enviados para os assinantes mensalmente são escolhidos por curadoradores, e você pode escolher o plano que tem mais a ver com o seu estilo literário. Acesse a plataforma e confira.

Se as dicas foram úteis para você, compartilhe nas redes sociais.

Fonte: https://clubevivaleitura.com.br/8-beneficios-da-leitura-e-guia-completo-para-ler-mais-livros-em-2021/

8 visualizações0 comentário
bottom of page