top of page

6 MOTIVOS PARA VOCÊ NÃO ESPERAR ‘’ TUDO VOLTAR AO NORMAL’’ PARA CUIDAR DO SEU DINHEIRO

Atualizado: 19 de ago. de 2020



Motivo 1. Porque o tempo não espera

Você não pode esperar, porque quanto mais cedo você começa a cuidar do seu dinheiro, melhor para você! É uma questão de esforço e resultado. Vou te explicar: se você tem 20 anos e começa agora a investir para se aposentar com uma renda de 5 mil reais, daqui a alguns anos você vai precisar fazer menos esforço financeiro pra ter esse valor que você planejou.

Se você quer se aposentar com 5 mil, mas começa a investir com 40 anos o seu esforço será maior. Ou seja, você vai precisar investir mais todos os meses para ter o mesmo valor quando se aposentar.

Sem contar a força dos juros compostos. Quanto antes você começar, mais tempo você vai investir e mais juros sobre juros você vai ganhar!


Motivo 2. Porque imprevistos acontecem

Tá aqui um motivo que eu sei que você já subestimou…Se tem uma coisa que acontece na vida é imprevisto: você pode ficar doente, ou alguém da sua família pode ficar doente, você pode perder o emprego ou ter a renda reduzida, seu carro pode quebrar…tanta coisa pode acontecer. É sério que você vai esperar tudo voltar “ao normal” para você pensar nisso?

Imprevistos podem acontecer agora, com você na sua casa! Se você não tiver uma reserva de emergência para lidar com essas situações, o que você vai fazer? Não adianta se distanciar da realidade: imprevistos acontecem na vida de todo mundo. Então, esteja preparada e preparado para lidar com eles!



Motivo 3. Porque o amanhã sempre vem

Ahhh…essa eu sei que você já falou ou conhece alguém que insiste nessa ideia: “Por que vou investir se eu não sei o dia de amanhã? Posso nem estar aqui amanhã!”. Daí você acorda e o amanhã chegou e você está sem um puto no bolso! Se tem uma coisa que o nosso cérebro não gosta é pensar no futuro. Passamos milhares de anos com o nosso cérebro apenas focado na sobrevivência, no hoje!

O córtex pré-frontal do nosso cérebro, que é basicamente a parte do nosso cérebro responsável pelas análises, foi a última parte do nosso cérebro a se desenvolver. Não é à toa que a gente ainda é muito impulsivo, e não quer saber de futuro, só no hoje. Acontece que você precisa mudar o seu padrão de pensamento, porque o amanhã sempre vem, criatura. E é melhor que quando ele chegue você tenha dinheiro no seu bolso, não é mesmo?



Motivo 4. Porque vai ter outra crise

Da mesma forma que o amanhã sempre chega, uma crise também sempre vem!

Calma, criatura! Deixa eu te explicar uma coisa: a economia vive de ciclos, como a sua máquina de lavar roupa. Ela tem períodos de crescimento, períodos de estagnação e períodos de queda. Isso é normal. Da mesma forma que sua máquina não fica centrifugando a sua roupa para sempre, a economia também não cresce para sempre!

Cuidar do seu dinheiro agora é se prevenir para quando outra crise chegar! Eu sei porque é difícil pensar assim. É que existe um viés explicado pela economia comportamental chamado desconto hiperbólico. Ele é a nossa crença infundada de que o tudo vai ser melhor no futuro. A gente não gosta de pensar que vai dar ruim, né? Pois é…mas pode dar. E muito ruim. O que estamos vivendo agora diz muito sobre isso.

Tanta gente, durante todos esses anos em que coloquei a Nath para trabalhar desdenhou da reserva de emergência. Recebia e-mails e mensagens de pessoas dizendo que não precisa disso. E muitas outras decidiram que tinham de fazer. Hoje, a galera que decidiu fazer a reserva só tem gratidão pelo próprio esforço delas de criar essa reserva. Se você acha que essa é a última crise que você vai ver, você está se enganando…


Motivo 5. Porque oportunidades aparecem

Sabe aquela meta que você tem há anos? De repente, agora, o que você tanto queria está muito, mais muito mais barato. Mas você não tinha de fato desenhado essa meta, né. Você queria muito, mas não se planejou, não economizou e nem investiu para essa meta…E hoje, que esse sonho está super barato, você não pode comprar…Começar a investir agora e não esperar as coisas voltarem “ao normal” é se preparar também para oportunidades. Se tem uma coisa que eu vi nessa crise foram os alunos da Nath, da Jornada da Desfudência, comprando ações na Bolsa de Valores, aproveitando as quedas generalizadas.

“Então, Me Poupe, é pra comprar ações na baixa? É para isso que vou cuidar do meu dinheiro agora? ”

É claro que não! Os alunos da Jornada sabem que comprar ações na baixa não é a única estratégia pra investir na Bolsa! Mas eles sabiam o que estavam fazendo porque eles entenderam, no treinamento, como a Bolsa funciona, técnicas, e aprenderam a montar a própria carteira de investimentos, com base nos seus valores individuais e metas! Eles souberam aproveitar as oportunidades, porque estão cuidando do dinheiro agora!

Da mesma forma que a gente não sabe quando os imprevistos vão acontecer, a gente também pode não saber quando as oportunidades vão aparecer na nossa frente! Para os dois, o ideal é sempre ter dinheiro, né!

Motivo 6. Porque sua vida não pode esperar

Se você não se convenceu com nenhum desses motivos, agora vai se convencer com este: sua vida não pode esperar! Quando você deixa para depois o cuidado com o seu dinheiro, você está deixando a sua vida para depois. Quem aprende a controlar o próprio dinheiro aprende a controlar a própria vida.

Cuidar do dinheiro não é sobre controlar gastos e aumentar a receita. É sobre realizar os sonhos mais selvagens. É sobre poder criar um plano para não depender de ninguém, além de você mesmo. É poder chegar em um momento da sua vida em que você pode ser o que quiser, fazer o que quiser, estar onde quiser. É sobre sua vida. Não é sobre suas finanças.... A sua jornada começa quando você decide que não tem melhor hora do que agora para cuidar do seu dinheiro.


5 visualizações0 comentário
bottom of page