top of page

5 ideias de brincadeiras inclusivas para antes, durante e depois do Dia das Crianças



Brincar é um direito de toda criança. A brincadeira é decisiva para uma sociedade inclusiva e aberta para a diversidade.

Brincar é sinônimo de liberdade e não se enquadra em pensamentos que insistem em colocar a infância entre muros.

A chegada do Dia das Crianças é um ótimo momento para a conscientização da necessidade de brincadeiras que tenham a inclusão como objetivo.

Em um país com 4 milhões de crianças de 0 a 4 anos com algum tipo de deficiência e com sérias dificuldades de integração em uma sociedade capacitista, pensar jogos que incluam crianças e sua diversidade de características é fundamental para a construção de uma realidade mais justa.

A brincadeira exerce um papel importante no desenvolvimento de habilidades cognitivas, além de ser um espaço de convivência com as diferenças. Para isso, é fundamental que se pense em brincadeiras que priorizem a acessibilidade de pessoas com deficiência.

Mas é preciso ter cuidado para não seguir caminhos limitantes ou capacitistas. Divertida é a brincadeira que estimula a construção conjunta do brincar. Pensando nisso, o Hypeness traz uma seleção de jogos inclusivos para você apresentar para a garotada antes, durante e depois do Dia das Crianças.


1. Disney para todas as infâncias

A Disney acaba de anunciar o lançamento da campanha “Dia de Todas as Crianças – É Brincando que a Gente Cresce”, que oferece uma linha de jogos educativos com Mickey, personagens da Pixar, Marvel e Disney Princesa.

A linha foi desenvolvida para o público infantil, com recursos de acessibilidade e ensina a Língua Brasileira de Sinais. O conteúdo foi pensado para crianças com condições como daltonismo, visão baixa, dislexia, surdez e mobilidade reduzida, entre outras.

Os jogos foram disponibilizados de forma gratuita, sem que você precise baixar qualquer aplicativo para divertir a família. Basta acessar o site https://diadetodasascriancas.com.br/ para escolher o mais adequado. O mais bacana é o app em que o Homem-Aranha ensina Libras. Super-herói fazendo a parte dele, né, gente?

A cada acesso aos jogos, a Disney doará R$ 1,00 ao Instituto Serendipidade (até o limite de R$ 141.000,00), uma associação sem fins lucrativos que atua com a inclusão de pessoas com deficiência intelectual.


2. Caixa dos Sentidos

Brincadeira ideal para quem pretende gastar pouco. A Caixa dos Sentidos funciona assim: você precisa fazer dois buracos arredondados na lateral de uma caixa de papelão com a espessura da mão de uma criança.

Depois, coloque uma venda nos olhos dos baixinhos com uma faixa e encha a caixa com objetos para que as crianças possam adivinhar o que tem dentro usando o tato.

Vale colocar bolinhas ou bonecos que façam algum tipo de som, por exemplo. Ganha quem descobrir a quantidade maior de coisinhas.


3. Jogo da memória

O jogo da memória é ideal para que todos possam brincar juntos. Para que a brincadeira seja inclusiva, você precisa fazer algumas pequenas adaptações.

Use tinta para contornar as peças e criar um alto-relevo que facilite a identificação de crianças com deficiência visual. Você pode colar botões ou outros adereços que permitam a identificação pelo tato.


4. Jogo da memória no arroz

Ainda no campo do estímulo ao raciocínio e concentração de crianças com algum tipo de deficiência visual, o jogo da memória no arroz é bem simples e divertido.

Basta colocar dois pares de brinquedos ou outros objetos em uma vasilha com arroz. Depois é só dar o sinal verde para que as crianças, também de olhos vendados, procurem os objetos na vasilha cheia de grãos.


5. Com que letra começa?

Atividade ideal para estimular a comunicação verbal dos pequenos e das pequenas.

Você vai precisar recortar pedaços de papel ou cartolina. Em seguida, coloque-os ao lado de cada um dos objetos dispostos pela casa e pergunte à criança com que letra cada um deles começa.

Dá para usar a criatividade sem medo de ser feliz. Você pode escolher bolas, bonecos, roupas e guloseimas para prender a atenção das crianças.


Divirtam-se muito! Feliz Dia das Crianças!!!


17 visualizações0 comentário

ความคิดเห็น


bottom of page