5 formas de recuperar a energia e produtividade à tarde – sem precisar exagerar no café!!


Organizar o espaço de trabalho e respirar devagar são soluções que podem melhorar sua produtividade.


A queda de produtividade durante a tarde atrapalha muitos profissionais, principalmente aqueles com ritmo intenso de trabalho. Há quem recorra a grandes doses de café para tentar recuperar a energia, mas alguns outros truques podem ajudar nessa tarefa. Organizar o espaço de trabalho e desacelerar a respiração, buscando reduzir o estresse, são algumas soluções para enfrentar o marasmo pós-almoço.


Em um artigo publicado na Inc., a colunista Jessica Stillman lembra que algumas práticas, como tirar uma soneca após a refeição, também são indicadas. Mas nem sempre é possível colocar isso em prática no escritório e em meio a demandas extensas. “Apesar de muitas pesquisas indicarem os benefícios do cochilo, o ritmo do trabalho moderno muitas vezes torna essa solução inviável”.


No texto, ela cita cinco alternativas que podem ajudar na melhora do humor e da produtividade durante a tarde. Confira.


1. Faça duas respirações profundas

Segundo o Cleveland Clinic, centro médico acadêmico norte-americano, a técnica de respirar profundamente ajuda a melhorar nossas emoções – principalmente se você estiver se sentindo apático após o almoço. Além disso, desacelerar a respiração e acionar conscientemente o diafragma, segundo a clínica, combate o estresse e melhora o sono à noite.

"Concentrar-se na respiração profunda, que intencionalmente faz loops em seu diafragma, ativa seu sistema nervoso parassimpático, o que pode ajudar a combater o estresse. É por isso que a respiração diafragmática profunda pode ser uma técnica de ancoragem em momentos de ansiedade", explica a Cleveland.


2. Leia um capítulo de livro de ficção

Pesquisas demonstraram que ler ficção traz muitos benefícios, auxiliando a mente para o resto do dia. “Desconectar, focar em outra coisa e depois reengajar pode tirá-lo desse estado de estar preso ou desmoralizado ao lidar com situações cotidianas”, diz o psiquiatra de Stanford Dave Spiegel.


3. Faça uma refeição caprichada

Muitas pessoas têm o hábito de "beliscar" alimentos, como bolachas ou salgadinhos, durante as atividades do trabalho. Em vez de comer de forma automática, considere reservar um tempo para preparar uma refeição saudável e visualmente atraente. Esse processo pode ajudar a reorientar a mente e o corpo para o resto do dia.


4. Organize seu espaço de trabalho

De acordo com o psiquiatra da Universidade de Minnesota Kaz Nelson, o espaço de trabalho tem um impacto descomunal no nosso humor. “Arrumar ou organizar o espaço físico ao seu redor pode parecer uma coisa pequena, mas é uma maneira de cuidar de si mesmo de forma física e proativa”, diz Nelson.


5. Crie rituais de transição à tarde

A psicologia moderna mostra que rituais podem impactar radicalmente nosso estado de espírito. Eles nos ajudam, por exemplo, a realizar transições entre tarefas e blocos de tempo, como entre o dia de trabalho e o período de descanso.

Se você está mudando de um certo tipo de tarefa pela manhã para outro à tarde, invista em ações que ajudem a marcar essa transição, como mover o corpo ou fazer uma pausa para uma refeição ou um café.


Fonte: https://revistapegn.globo.com/Dia-a-dia/noticia/2022/02/5-formas-de-recuperar-energia-e-produtividade-tarde-sem-precisar-exagerar-no-cafe.html?utm_source=linkedin&utm_medium=social&utm_campaign=post

1 visualização0 comentário