top of page

11 mulheres que mudaram o mundo com as suas invenções!

Quanto tempo você passa diariamente utilizando internet por Wi-Fi? Quantas vezes você abriu a sua geladeira hoje? Quão importante são os computadores no seu dia a dia?

Você deve estar se perguntando "o que todas essas perguntas têm em comum?", a resposta é simples, mas surpreendente para algumas pessoas: todas foram inventadas por mulheres!

Veja a lista com 11 mulheres que mudaram o mundo com as suas invenções:


1 - Gertrude Belle Elion

Após anos de estudos, Gertrude Belle Elion conseguiu formular o remédio que foi capaz de suavizar os sintomas de doenças como Leucemia, Herpes e Aids, o composto conseguia inibir ou matar a produção do organismo nocivo, sem causar danos às células saudáveis. Devido às suas descobertas, Gertrude ganhou o Nobel de Medicina em 1988.


2 - Grace Murray

Além de almirante da marinha dos Estados Unidos, Grace Murray Hopper também foi a cientista da computação que inventou o COBOL, primeiro projeto de computador de negócios, que se originou do compilador de linguagens de programação também idealizado por ela. Chamada de "Amazing Grace", Hopper também foi a primeira pessoa a utilizar o termo "bug" para descrever um problema em um sistema de computador.


3 - Hedy Lamarr

Famosa pelo filme "Ecstasy", de 1933, a atriz Hedy Lamarr foi a inventora responsável pela tecnologia que permitiu enviar torpedos a distância durante a Segunda Guerra Mundial, alterando as frequências no rádio para enganar os inimigos. Sua invenção serviu de base para o desenvolvimento do transmissor wireless (o famoso wi-fi) e do GPS.


4 - Shirley Jackson

Sendo a primeira mulher negra conquistar o PhD do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), uma das universidades mais concorridas dos Estados Unidos, Shirley Jackson realizou uma pesquisa que originou algumas grandes invenções da tecnologia: fax portátil, telefone de toque, painéis solares, cabos de fibra óptica e alguns dos dispositivos por trás da chamada em espera e do identificador.


5 - Florence Parpart

Você consegue se imaginar sem a sua geladeira elétrica? Quem desenvolveu essa tecnologia foi Florence Parpart em 1914. Aliás, ela também é a responsável por criar uma das máquinas de limpeza de rua mais eficientes daquela época.


6 - Virginia Apgar

Essa médica norte-americana desenvolveu o Teste de Apgar, um método que avalia a saúde de um recém-nascido poucos minutos após o seu nascimento, esse teste diminuiu a taxa de mortalidade infantil em todo o mundo. Além disso, Virginia foi uma das líderes em vários campos da anestesiologia, criando posteriormente a neonatologia.


7 - Ada Lovelace

Filha do famoso poeta Lord Byron, Ada Lovelace inventou um algoritmo para a máquina de cálculos de números de Bernoulli, em meados do século 19. Esse algoritmo é considerado o primeiro em que foi possível adaptar para a implementação em um computador. Por isso, ela é considerada "a primeira programadora de computador" do mundo.


8 - Maria Beasley

Nascida nos Estados Unidos, Maria Beasley foi quem inventou o bote salva-vidas. Essa ideia surgiu após perceber a quantidade de pessoas que morriam todos os anos em acidentes marítimos e que isso poderia ser impedido de alguma forma. Além disso, Maria também inventou uma máquina de fazer barris (o que a deixou muito rica).


9 -Letitia Geer

Quase ninguém gosta de tomar injeção, afinal dói! Porém, você consegue imaginar como era a aplicação desses remédios antes da invenção da seringa? Em 1899, Letitia Geer inventou a seringa que pode ser aplicada com apenas uma mão, que é utilizada até os dias atuais.


10 - Anna Connelly

Imagine um filme sobre Nova York, nos Estados Unidos, além da Times Square, algo muito característico da cidade são as escadas de incêndio que cercam a maioria dos prédios e apartamentos. Considerada uma medida de segurança pública, esse tipo de escada foi criada por Anna Connelly, em 1887. Apenas alguns anos depois, em 1990, elas tornaram-se obrigatórias no país.


11 - Marie Van Brittan Brown

Já que a polícia local era muito lenta para responder a chamados, Marie Van Brittan Brown desenvolveu um sistema de vigilância em vídeo, um circuito fechado de televisão, que funcionava com uma câmera remota que transmitia imagens para monitores domésticos. A invenção foi patenteada em 1969 e é utilizada até hoje como base para os sistemas de CCTV mais modernos.




88 visualizações0 comentário
bottom of page