top of page

10 curiosidades sobre o Ano Novo



Confira a lista com fatos interessantes e curiosidades sobre uma das datas mais aguardadas: a virada do ano

As celebrações de ano novo são alguns dos momentos mais aguardados no mundo todo. Para se despedir do ano anterior e comemorar a chegada de novos dias, com novas oportunidades e cheios de renovação, cada país, cultura e sociedade desenvolveram costumes praticados a anos e passados de geração em geração. Pular sete ondas, usar roupa branca e muito mais, você sabe qual a origem de todas essas superstições? Para te ajudar a entender um pouco mais sobre o assunto preparamos uma lista com curiosidades e fatos interessantes sobre a virada do ano.


10. O ano novo é o feriado mais antigo do ano, a data já era comemorada na Babilônia há cerca de 4 mil anos. O termo “Confraternização Universal” foi dado pela UNO, para o dia primeiro de janeiro, dia no qual as pessoas devem se comunicar umas com as outras para levar a uma convivência pacífica no restante do ano.


9. Em 31 de dezembro de 1907 surgiu como sucessora dos fogos de artifício em Nova Iorque, a chamada bola que cai no Times Square. A bola desce cerca de 43 m em 60 segundos em um mastro especialmente projetado. O acontecimento tem início às 23:59 do dia 31 dezembro e termina à meia-noite quando registra o início de um novo ano.


8. Nos tempos dos antigos romanos o ano durava 10 meses. Havia, porém, um problema com o ano contado em 10 meses: as estações do ano nem sempre começavam no mesmo mês (ou seja, nem sempre o verão romano se iniciava em junho). Um dos cônsules, Numa Pompilius, para resolver o problema causados pela falta de meses, criou dois extras: Ianarius (dedicado a deusa Jano, mês 11) e Februarius (de februa, purificação, que tornou-se o mês 12).


7. O costume de usar roupas brancas durante a virada do ano veio das tribos africanas e significa paz e purificação espiritual. Muita gente também costuma usar uma peça de roupa, acessório ou detalha na cor correspondente ao ano que se inicia, em busca de sorte.


6. Uma lenda indica que o champanhe, a bebida mais usada para brindar no Réveillon, foi criado pelo monge beneditino Dom Pierre Pérignon (1638-1715), morador da abadia de Hautvilliers, na região francesa de Champagne. Sua descoberta teria sido por acaso ao beber um vinho fermentado. Naquele momento Pérignon sentiu em sua boca uma “explosão” de bolhas, fato que o deixou maravilhado.


5. Na Itália, é tradicional as pessoas vestirem roupa interior vermelha para trazer sorte para todo o ano. Outra tradição Italiana é comer lentilhas na ceia de ano novo para trazer abundância.


4. Diz a lenda grega que o mar tem um poder espiritual e renova nossas energias. Mas foi da África que veio a tradição de pular as 7 ondas, pois o número 7, segundo os africanos, é espiritual, e ao pular todas as ondas você invoca Iemanjá que manda forças para passar por cima das dificuldades do ano que está por vir. A entrega de flores e presentas para a entidade dos mares faz com que todos os problemas sejam levados ao fundo do oceano e devolvidos em forma de onde, proporcionando sorte.


3. Em vários países da América Latina, são feitos bonecos que representam o ano velho, que são queimados no dia 31 de dezembro.


2. Tradicionais nos filmes de romance, o beijo da sorte à meia-noite começou com os romanos. A tradição veio por conta dos antigos festivais romanos, chamados Saturnalis, em que homens e mulheres, com ou sem compromisso se beijavam para celebrar o novo ano.


1. Na Dinamarca, durante a contagem regressiva para o ano novo, a tradição é subir em cadeiras ou sofás para pular com a passagem de ano.



6 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page